Numa varanda perto de si

Traga a horta para casa e mantenha a maior diversidade de plantas possível. Misture flores, hortícolas e ervas aromáticas. Poupe dinheiro e terá a sua própria horta biológica. Tenha uma varanda mais bonita e uma vida mais saudável e sustentável. Deixamos-lhe algumas dicas para saber por onde começar.

Se não tem muito espaço, não se preocupe, existem diferentes tipos de soluções:

Hortas verticais
Uma horta feita a pensar no urbanismo da cidade e perfeita para ter tudo à mão de semear. Possibilita o plantio de ervas aromáticas e hortaliças aproveitando o espaço na vertical. Para uma parede verde com boa exposição solar (6 horas), as plantas recomendadas são as ervas frescas da salsa ao manjericão, tomates, alfaces variadas, rúcula e malaguetas. Morangos, amores-perfeitos e até abóboras são boas sugestões para dar aquele toque especial, que vai fazer a diferença nos seus cozinhados e na decoração da sua cozinha.

Hortas hidropónicas
Nas hortas hidropónicas, o cultivo dos vegetais é feito apenas com a imersão das suas raízes em água rica em nutrientes, dispensando completamente a terra. A vantagem é que o cultivo é simples e as plantas ficam num ambiente mais controlado e protegido contra pragas e doenças. Quanto aos recipientes, não precisa de gastar dinheiro. As plantas mais apropriadas são as de folha larga como alfaces, curgete, agriões, espinafres, couves, brócolos, e também tomate, coentros, salsa, pepinos e pimentos.

Em vaso
– Utilize recipientes de tamanho adequado para cada cultura: um tomateiro precisará de um vaso maior que uma alface, visto ter raízes maiores, enquanto os tubérculos (cenouras, beterrabas, rabanetes, nabos, etc.) exigem uma profundidade de solo maior, pois o seu fruto é produzido dentro do solo.
– O fundo do recipiente deve ter furos para escoar a água. Utilize pratos por baixo dos vasos para recuperar essa água e voltar a usá-la.

Que plantas escolher
Recolha algumas informações sobre as plantas que gostaria de cultivar na sua varanda, nomeadamente:
– Quais são as necessidades da planta? Exposição solar (sol pleno, meia-sombra, sombra), água, solo, manutenção.
– Quais são as características da planta? Porte e volume, forma de crescimento (rasteira ou trepadeira), tipo de raízes (superficiais ou profundas), ciclo vegetativo (anual, bienal, vivaz ou perene).

Se a sua varanda está pouco exposta ao sol, deverá optar pelas seguintes plantas:

Cuidados básicos de manutenção
Regar:
– preferencialmente ao fim do dia ou ao amanhecer;
– quando o solo estiver seco;
– quando as folhas estiverem descaídas;
– sempre após as sementeiras, plantações ou transplantes;
– sempre no pé da planta e nunca nas folhas.

Tente captar e armazenar água da chuva, é melhor que a da torneira por todas as razões.

Deite as desculpas fora, ponha as mãos na terra e cultive a natureza perto de si. Se o espaço é pequeno, tem sempre a opção de um jardim vertical ou de uma composição de vasos. Se não gosta de terra espalhada por todo o lado, escolha ter a ergonomia de uma horta hidropónica em casa. Se não tem tempo, experimente e vai ver que entre as suas pequenas verdes criações nem vai dar pelas horas passar. Se não sabe o que plantar, leia de novo e comece pelas plantas aqui recomendadas. O que interessa é começar hoje. Respire inspiração e colha a felicidade mesmo à porta ou numa parede lá de casa.