Fora de casa, dentro de um livro

Parece uma ideia romântica, ler nos jardins. Mas com a chegada do bom tempo, vai tornar-se uma realidade! Num país como o nosso, com bom tempo e espaços verdes, a leitura ao ar livre não só é apetecível como fácil de concretizar.

Agora que o calor se instalou, é altura de planear o seu tempo livre. Se a praia é um clássico, mas algo esgotado, há todo um mundo de jardins e parques à espera para o entreter. O contacto com a natureza é essencial para o bem-estar, sendo que os japoneses incluem no seu modo de vida os “banhos de floresta”, ou Shinrin-yoku, como terapia de bem-estar. Mas não é preciso ir tão longe! Todos sabemos que sair à rua, “apanhar ar”, prestar atenção ao que estamos a sentir nos faz bem. Afinal, desde criança que nos dizem para ir “lá para fora”. A questão é sempre o “como”.

Aproveitar jardins e parques públicos é uma forma de, perto de casa ou do trabalho, nos mantermos em contacto com a natureza. E… adicione-lhe a leitura! Leve consigo aquele livro que está na sua lista há anos e comece a aproveitar os pequenos momentos do dia. Chegou mais cedo ao trabalho? Sente-se uns minutos no jardim. Hora de almoço? Ideal para devorar mais um capítulo.

E quando a sua lista acabar ou nem souber por onde começar, peça conselhos aos amigos. Pode ser o mote para uma troca de livros, ou até um pequeno clube do livro. Ler é mais divertido quando envolvemos amigos ou família. Afinal, todos gostamos de discutir finais! Aproveite para conhecer a sua biblioteca local, de todas as formas vai ganhar uma nova história. E assim, o que começou como um pretexto para aproveitar o bom tempo vai acabar por ser o seu hobby favorito!